IDENTIFICANDO OS ESTILOS - POR PATRÍCIA MARCELE *



Meninas do meu coração!!!

Hoje tem mais uma edição da nossa consultora de imagem, Patrícia Marcele, da Imago, que estará falando um pouquinho sobre os diferentes estilos, que tal?
Essa é somente a primeira abordagem, a parte 1. 

Vamos lá?

Oie gente! Tudo bem? Semana corrida, né?

Passo a semana pensando no que vou escrever para vocês e, quer saber? É super gostosa esta sensação, pois sei que posso contribuir muito para aliviar a ansiedade na hora de se vestir e também para a elevação da autoestima. Então, vamos lá?

Estilo: qual é o seu? – 1ª parte

No texto anterior conversamos sobre a diferença de Moda e Estilo, para demarcar bem os limites destes dois assuntos, ok? Agora vamos papear sobre o Estilo Pessoal.

Sabe, quando você vai comprar alguma coisa para uma pessoa querida e pensa: “Hum, esta camisa (relógio, quadro, sapato, bolsa...) tem a ver com o estilo dele (ou dela)”. Isso quer dizer que o estilo da pessoa, ou o modo como ela se apresenta ao mundo, está bem refletido no meio externo. As preferências dela estão tão bem demarcadas que ela consegue se diferenciar das outras pessoas. Eu penso que isso é super bacana, porque temos neste momento uma demonstração da identidade, do nosso jeito de ser e de estar no mundo, da nossa história e das nossas necessidades diárias. Como bem falou a Personal Stylist Titta Aguiar: “Vidas diferentes, estilos diferentes”.

Claro que para organizar toda uma infinidade de estilos, a Consultoria de Imagem reuniu algumas características básicas e montou de forma didática os Estilos Universais para melhor direcionar o trabalho. Hoje começaremos por três estilos bem conhecidos. Vamos ver quais são eles?

Clássico ou Tradicional


As pessoas que adotam este estilo, geralmente, não gostam de atrair a atenção. Transmitem um ar sóbrio, sereno e, às vezes, conservador. Não segue moda, mas, pode usar algum item depois que todo mundo adotou. Usa cores discretas e básicas. Suas roupas têm linhas simples, retas, clássicas, sem muitos detalhes. Gosta de seguir as regras e os padrões da vestimenta e, por isso, tem facilidade em escolher roupas adequadas para o ambiente de trabalho. No entanto, seu problema está na hora de escolher as roupas para ocasiões descontraídas.

O problema deste estilo é sempre se vestir da mesma maneira em diferentes ocasiões, a dificuldade de imprimir ousadia no look, usar da simplicidade e discrição em demasia.
Exemplo: A ex-modelo Luiza Brunet

Luiza Brunet, um ícone de estilo - Foto Reprodução



Elegante

Nos meus estudos observei que o Elegante tem um pezinho no estilo Clássico, mas a pessoa que o adota salpica um pouco de sal e pimenta no jeito de se vestir. A pessoa gosta de investir em peças refinadas, com bom acabamento e de tecidos nobres. Não gosta de moda, mas sabe adotar peças diferenciadas e de qualidade. Transmite uma imagem imponente, sofisticada e de bem-nascida (opa!). Usa estampas geométricas ou com motivos abstratos.

O maior problema deste estilo é passar uma imagem muito formal e distante, o que pode dificultar a aproximação das pessoas, caso ela trabalhe em ambientes que seja necessário este contato.
Exemplo: a modelo e consultora de imagem Isabella Fiorentino reflete bem este estilo.

Isabella Fiorentino - Foto Reprodução


Esportivo/ Natural

Este é o estilo mais prático, que prioriza o conforto e o dinamismo na hora de se vestir. Não gosta de balangandãs, de fivelas, amarrações, frufrus e coisas complicadas. Quer se sentir confortável e à vontade com a roupa. Gosta de tecidos simples e fáceis de cuidar. Adota pouco ou nenhum acessório. Usa bolsas grandes e a tiracolo, pois deixa as mãos livres e pode carregar tudo que precisa no dia-a-dia. Quem adota este estilo não tem problemas para se vestir nas ocasiões casuais: churrascos, festas infantis, praia ou balneários (Região Norte, né?). Passa uma imagem de despreocupação, informalidade, alegria, jovialidade e bem-estar.

Mas, o problema está no ambiente de trabalho e nas ocasiões mais formais, pois pode transmitir ideia de desleixo e de que tem preguiça de se arrumar... rs.

Exemplo: A modelo Gisele Bündchen no dia-a-dia adota este estilo. Mas, em eventos formais noturnos ela se apresenta com outro estilo, o sexy. Falaremos sobre o assunto em breve.

Gisele Bundchen - Foto Reprodução


E ai, você se identificou com algum destes estilos? Não! Tudo bem, semana que vem tem mais.

Conta para mim o que vocês pensam a respeito.

Sucesso e um grande beijo!

P. Marcele

Patrícia Marcele é Consultora de Imagem pela Escola de Empreendedores da Moda. Estudou Visagismo com o professor Phillip Hallawel. Psicóloga pela Universidade Federal de Rondônia. Trabalhou com Processo Seletivo por mais de 10 anos.

Gostaram??? Eu ameiiiiiiiiii de paixão!!!
Acho que o meu estilo vai vir na próxima edição...rsrs
Que venham os próximos...rsrs

Beijocas!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TPM